sábado, 13 de novembro de 2010

Erros ortográficos e de concordâncias verbais e nominais


Entre os inúmeros erros apontados nesta placa, temos:


JOGA-SE: Está incorreto, o correto seria: “jogam-se”, no plural, para concordar com búzios e cartas.




TRÁS – Está incorreto. O correto é “traz-se” do verbo trazer, juntamente com a partícula “SE” que apassiva o verbo que pede complemento direto;


03 À 07 DIAS – Está incorreto, neste caso, não se utiliza crase.




Este cartaz possui alguns erros de espaço entre letras, hífen em local inadequado “concerto-tanquinhos”, um dos telefones está em vermelho e o outro em preto, etc. porém, o erro maior a ser apontado é:



CONCERTO – Está incorreto. O correto neste caso seria “conserto”, do verbo consertar. Concerto, com c, quer dizer harmonia, acordo, espetáculo musical. Conserto, com s, significa reparo, reforma, o que é o caso desta placa.




Este cartaz possui alguns erros, tais como:

JOGA-SE – O correto seria “jogam-se”, pois o verbo deve concordar com o sujeito, que neste caso são dois: “búzios e cartas”, além de estarem no plural.




FAZ e TRAZ – Está incorreto, pois o certo seria dizer “faz-se” e “traz-se”. O “SE”, neste caso, funcionaria como uma partícula apassivadora, ligada ao verbo que se pede objeto direto, e caracterizando as orações que estão na voz passiva sintética.


Nesta placa, o erro está na falta da partícula “SE”, que deveria apassivar o verbo “LAVA”, lendo-se, portanto, lava-se sofá, já que o verbo é transitivo e sofá é o complemento, e o sofá, no caso, sofrerá a função de ser lavado.



Há pelo menos dois erros nesta placa:

INSCRISÕES: Quando na verdade, o correto é “inscrições”, com “Ç”;

INTER: O correto seria “internet”, podendo-se também utilizar a abreviação “net”.









O erro desta placa está na frase “INCLUSIVI”, a qual se escreve com “E” no final, e não com “I”. O correto seria “INCLUSIVE”.






O erro desta placa é de concordância, já que “FESTAS” está escrito no plural, e “EVENTO” no singular. O correto seria “FESTAS E EVENTOS”.





Nesta placa, as palavras “VÍDEO” e “MÍDIA” não foram acentuadas com acento agudo, como deveriam.


ALUNOS: AMANDA C., JANE, MIKAELLE E THALITA

GRUPO: AMIGAS 8° "E" - 8° "E"







Um comentário: